Como prevenir incêndios

Como prevenir incêndios

Cigarros, fósforos e velas

1. Se você fuma, apague os cigarros sempre em cinzeiros ou caixas de areia. Não jogue as pontas pela janela nem os apoie em locais que não sejam cinzeiros apropriados. Não fume em situações em que você pode acabar adormecendo com o cigarro aceso.

2. Sempre apague fósforos na água antes de jogá-los fora e jamais apoie velas em caixas de fósforo ou outros materiais combustíveis.

Materiais inflamáveis e produtos de limpeza

3. Não fume ao manusear materiais inflamáveis, como álcool, parafina, solventes, cera e outros materiais de limpeza e respeite as normas de segurança da embalagem.

4. Materiais inflamáveis e produtos de limpeza em geral devem ser armazenados em suas embalagens originais, sempre na vertical, em lugares resguardados e à prova de fogo e usados em pequenas quantidades.

5. Não limpe o piso de casa com solventes, pois o contato dos vapores com o ar forma misturas explosivas.

Fiação elétrica

6. Evite o acúmulo de lixo em locais inapropriados, principalmente perto da fiação elétrica.

7. Não deixe cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos.

8. Não se esqueça de desligar os equipamentos elétricos depois da utilização e, de preferência, desconecte-os da tomada. Atenção especial ao ferro de passar, fácil de esquecer ligado.

9. Não sobrecarregue instalações elétricas com a utilização de plugues T (“benjamins”), extensões etc.

10. Não improvise as instalações nem faça ligações provisórias. A fiação deve estar sempre embutida em eletrodutos.

11. Não use fios estragados ou descascados, pois o contato entre eles pode provocar curtos-circuitos.

12. Não faça consertos na rede elétrica caso não esteja familiarizado com isso. Procure um profissional.

13. Quadros de distribuição de energia devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteção ainda forem do tipo chave-faca, com fusíveis cartucho ou rolha, substitua-os por disjuntores.

14. Desligue a energia elétrica e o gás antes de viajar.

15. Chame um eletricista qualificado caso perceba aquecimento de fios e disjuntores, abertura constante de disjuntores ou queima frequente de fusíveis, fiações expostas, lâmpadas incandescentes instaladas diretamente em torno de material combustível e inexistência de aterramento adequado para instalações de chuveiros elétricos, ar condicionado etc.